A receptividade (02)

receptivo-copy O Receptivo representa o par oposto e complementar à força do CRiativo. Ele não se opõe, não cria obstáculos para o fluxo da energia criativa, por isso todas suas  linhas são abertas. O Receptivo é tão importante quanto o Criativo, um precisa da natureza do outro para a realização da CRiação no espaço. O Receptivo é representado pela Terra. Que em essência é o papel do feminino, enquanto conceito, são as emoções, os sentimentos. O elemento feminino não deve se opor ao movimento causado pela força do elemento masculino. O Receptivo recebe a energia potencial do Criativo e equilibrando,  realidade com a espiritualidade, é capaz de trabalharem juntos  se expandindo e construindo o espaço da realidade em todos os sentidos. O Tempo, o espaço, são em essência representações destes  elementos masculino e feminino. A Terra gera e sustenta todos os seres em sua superfície, mas nessa dualidade com o poder Criativo, ela não deve tentar dirigir, mas segui-lo na sua energia, em sincronicidade, assistenciando o movimento Criador.

O Criativo e o Receptivo, em essência, é a causa e o efeito, ação e reação, tempo e espaço, Céu e Terra, masculino e feminino, Animus e Anima,  o Self e o Ego,  o inconsciente e a consciência.

Por isso no texto da imagem do Receptivo diz, “devoção receptiva”, porque na atividade em conjunta, estas duas forças igualmente fortes,  só a energia do Criativo tem o papel de dirigir, e  em sincronicidade com o Tempo, e dos sentimentos sintetizados no Amor do Inconsciente, o Receptivo , entra em sincronicidade na vontade de ambos,  dando  direção e  sentido ao movimento.  Todos os demais hexagramas são representações da relação Criativo e Receptivo, para o equilibrio de ambas as forças, e para que cada uma ocupe seu papel.  Qualquer energia de oposição à Energia criativa poderá criar mutações nas linhas do receptivo,  que podem entrar em oposição, e gerando a obstrução na atividade do poder do Criativo. Por isso o amor é fundamental, o amor altruísta,   para  a inação do Receptivo,  e assim poder perceber o movimento do Criativo e a sincronicidade do Tempo, e vontade sincrônica de ambos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s