Preponderância do Grande (28)

preponderancia-do-grande

Preponderância do Grande é um Hexagrama que nos fala sobre a boa nutrição do Amor, porém sem obedecer o Tempo. Ou a existência da  sincronicidade do Amor,  sem acordo de pensamento e vontade. Neste Hexagrama, o Amor prepondera sem obedecer as exigências do Tempo.
AS linhas do centro, que correspondem ao coração dizem sim ao sentimento do Amor, porém nas duas linhas superiores representando o ser Superior, a sexta linha aberta signifca o não  Pensamento ou à vontade do Superior. Diz não porque nas duas linhas inferiores que representam as pernas, o Homem Inferior diz não ao Tempo.  Se não existe o movimento em sincronicidade do Tempo,  desfaz-se a sincronicidade do Amor. Por isso, existe a não vontade e o não pensamento do Superior, representados nas duas linhas da cabeça, na linha aberta. O movimento deve ser determinado pelo Superior, se não é vontade do inferior  seguir o Tempo, também não existe a vontade do Superior.  Por isso, as duas linhas do centro que representam o Amor, que prepondera nesse Hexagrama, corre o risco de se partirem, ou sofrer mutação.
Não adianta a nutrição se ela não for usada para o movimento no sentido da vontade do Superior, que obedece ao Amor e o Tempo e vontade do bem comum. Se a vontade do Inferior é não seguir seu movimento, o pensamento do Superior não o acompanha, não alimenta sua vontade e suas ações.  Neste caso, o Tempo é quem decide sobre o movimento, representado na linha inteira da base, das pernas.

O Julgamento desse hexagrama diz:   ” A viga-mestra cede a  ponto de quebrar.” A viga-mestra fica ao centro, nas linhas inteiras do coração, o risco de quebrar é pela falta de sincronicidade entre a vontade do movimento do inferior, que não segue o Tempo,  e a vontade do Superior, em consequência do não ao pensamento do Superior, como está na sexta linha aberta.
Isso porque o Inferior quer iniciar o movimento partindo da influência do seu próprio Inferior, o Ego, e não do superior, o Espírito, isso está nas duas linhas inferiores, a linha de baixo diz não, enquanto a superior diz sim. Não adianta uma grande nutrição, sem o movimento para a realização do bem comum, e o Tempo é quem diz o que é este bem comum.  O bem comum é a vontade do Superior, que segue o Tempo.

“É favorável ter onde ir”, isso significa  que o movimento deve seguir  em favor do Superior.

No Texto da imagem deste hexagrama diz: “Assim o Homem superior não se aflige quando está só e não se deixa abater quando deve renunciar ao mundo”. Ou seja,  o Homem superior movimenta pela Unidade, na ação do bem comum, por isso abandona o Inferior, e  não deixa de seguir a sua vontade de movimento. Porque no coração,  o Amor é preponderante, mas o Superior também segue o Tempo, e por falta de sincronicidade no Tempo, o superior renuncia à aliança com o Inferior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s