Abismal (29)

abismal O Hexagrama do Abismal está relacionado a repetição do perigo.  Os trigramas superior e inferior são iguais, por isso a repetição do perigo indica que o Homem Superior confronta-se com sua própria imagem invertida. A repetição corresponde a uma situação de confrontar-se com seu oposto, porém não complementar, já que não existe vontade do Superior indicada pela sexta linha aberta, e o não movimento do inferior seguindo o Tempo, indicado na primeira linha aberta. No processo de Individuação, essa situação está relacionada a repetição de uma situação do passado para a resolução. Nesta situação,  indivíduo estará novamente na encruzilhada, diante o abismo que lhe separa de si mesmo, para que ele desfaça o erro do passado, e possa seguir adiante em seu caminho para sua totalidade.

A repetição da água em cima, e abaixo coloca o Homem superior diante a sua verdadeira imagem, e o seu reflexo, por isso a situação de Perigo, pois ele deverá saber que imagem corresponde a si mesmo. Se o homem superior seguir seu coração terá êxtito, pois no Trigrama inferior indica que o Homem inferior não segue o Tempo e tenta mover-se forçadamente contra a vontade do Superior, indicada na sexta linha aberta do Trigrama superior.

As duas linhas centrais abertas, indicam que ambos estão em sicronicidade com o sentimento, porém a vontade do Inferior, representada nas duas linhas de baixo não é o movimento pela realização do bem comum, mas o bem a si próprio, isso está indicado na linha aberta.

A sincronicidade dos sentimentos é que sugere, ou atrai a situação de repetição para o desenvolvimento do Superior. Em sua decisão, ele poderá seguir em seu progresso, ou estagnar na repetição do mesmos erros do passado.

O julgamento deste hexagrama diz: “Se você é sincero, terá sucesso em seu coração e tudo que fizer terá êxito.” Isso significa que se o Amor é sincero, verdadeiro, a situação tende a se resolver e o Homem superior terá êxito no seu caminho.

As situações de sofrimento em nossa vida se repetem, para que o homem volte as questões que o impedem de progredir. Assim, ele poderá ter uma segunda chance de decidir sobre o caminho ou a maneira correta de resolver suas questões. Esse confronto é uma situação de perigo, porque se em seu coração não existe verdade e sinceridade, ele repetirá o mesmo erro.

Mas quem possui o verdadeiro amor no coração saberá ver a luz no fim do Túnel, conseguirá sair da situação difícil e perigosa, como a àgua que segue fluindo sem vacilar diante os obstáculos.

Anúncios

Uma resposta

  1. Alo Carol,
    estava buscando uma interpretação para o hexagrama 29 e gosteimuito do seu texto.
    Pratico tai chi e tambem curto muito a cultura chinesa e japonesa – do tao ao zen.
    Valeu!
    abs

    Roberto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s