Dificuldade Inicial (03)

dificuldade-inicial Eu chamaria esse Hexagrama de Força de Vontade. Pois ele representa exatamente isso, um esforço pela vontade do Homem inferior. A duas primeiras linhas, das pernas, o Superior é receptivo ao movimento,  enquanto o Inferior é contrário. Apesar de estarem de acordo com a verdade ao centro, nas duas linhas centrais. O Homem Superior é a Vontade do Movimento, pela linha superior aberta e a segunda linha de baixo para cima mostrando-se receptivo.  Enquanto que o Inferior, mesmo estando de acordo  no sentimento, resiste no pensamento e o seu Trilhar.

A perseverança do Homem Inferior é necessária para passar esta fase inicial.
Quando chegamos a uma conclusão consciente de um sentimento interno, todo o movimento deve estar de acordo com esta conclusão consciente. Não seguir o que se sente por resistência do pensamento e comodismo, causa um grande mal a alma. Esta resistência leva a nos dividir em partes, em vontades diferentes e ou opostas.
Tudo que um indivíduo em sua consciência experimentar como verdade nos seus sentimentos, deve fluir no movimento neste sentido. Esta é minha conclusão sobre este hexagrama.

A imagem diz:  “Assim o Homem Superior atua desembaraçando e pondo ordem”. Esse é o ajuste entre o sentir, o pensar e o mover-se. Ou a emoção, a razão e a ética.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s