Insensatez juvenil (04)

insensatez-juvenil Não sei explicar bem porque, mas me identifico muito com este hexagrama. Este hexagrama representa, pra mim, o impulso apaixonado do homem inferior, do ego, ao ter o mesmo sentimento do homem superior. O mesmo sentimento está representado nas duas linhas centrais abertas, um receptivo ao outro.
Nas duas linhas inferiores do movimento, o inferior quer se movimentar, porém o superior é contrário. Que corresponde também ao seu pensamento indicado na sexta linha superior.
Este hexagrama fala sobre o impulso apaixonado sem a ordem no pensamento, por isso a contrariedade também no movimento.
Por isso o hexagrama nos fala do instrutor e o aprendiz, pois o aprendiz deve seguir seu instrutor, o pensamento, e que corresponda a verdade no interior. Ele nos fala sobre a forma de instruir o aprendiz, e a postura deste diante o instrutor. É importante que exista entre  ambos a confiança, o respeito e jamais exista dúvida do aprendiz para seu instrutor, pois a dúvida é uma mistura de energia, o que atrapalha a orientação do instrutor.

A imagem desse hexagrama diz: “assim o homem superior fortalece seu caráter graças à meticulosidade em tudo que faz”. Isso significa o ajuste de forma(o pensamento) ao conteúdo( o sentimento no interior), em toda extenção de suas ações,  isso fortelece a formação do seu caráter, mantendo a ligação do homem inferior, do aprendiz, com seu instrutor, o homem superior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s