Sobre o I Ching

O I ching é um livro, pra mim, de filosofia,  e de riquíssimo conteúdo a respeito da Psique humana no seu nível mais profundo espiritual. Apesar da função oracular,  onde as pessoas costumam a fazer as consultas dos hexagramas jogando moedas e varetas, acho que por trás de cada hexagrama existe um universo inconsciente que nos leva a um autoconhecimento profundo  e nutrindo nossa própria consciência. Seus textos são metafóricos, e sua mensagem é sempre mais focada nas imagens, e tão importantes quanto o próprio conteúdo escrito. Afinal de contas, nosso inconsciente se comunica através de imagens e não de palavras como nossa consciência.

Então,  para falar do I ching vou colocar as palavras do sucessor de Platão, na minha opinião, Gustav Jung, que foi um grande  psicólogo. São palavras escritas por ele no livro do I ching escrito por Richard Wilhelm, e que ganhei de um grande amigo, que foi de importância crucial, indicando-me  e dando-me bons livros:

O I ching não oferece provas nem resultados; não faz alarde de si, nem é de fácil abordagem. Como se fora uma parte da natureza espera até que descubramos. Não oferece nem fatos, nem poder, mas, para os amantes do autoconhecimento e da sabedoria – se é que existem – parece ser o livro indicado. Para alguns, seu espírito parecerá tão claro quanto a luz do dia; para outros, sombrio como o crepúsculo; para outros ainda, escuro como a noite. Aqueles a quem ele não agradar não tem porque usá-lo, e quem se opuser a ele não é obrigado a achá-lo verdadeiro. Deixem-no ir pelo mundo para benefício dos que forem capazes de discernir sua significação”

(Acho lindo isso de deixar ir pelo mundo…)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s